sexta-feira, 13 de maio de 2016

Felicidade e Caos

Felicidade é ter alguém para amar,
                        algo para fazer
                                 e alguma coisa pela qual esperar...


Sou fã confesso de aforismos:

Aforismo é qualquer forma de expressão sucinta de um pensamento moral. Do grego “aphorismus”, que significa “definição breve”, “sentença”. Alguns sinônimos de aforismos são: ditado, máxima, adágio, axioma, provérbio e sentença. (wikipedia)

Eles possuem um poder de síntese tão grande que parecem esclarecer dilemas da vida. Alguns são tão antigos mas significam tanto ainda hoje. Talvez porque o homem mesmo com toda tecnologia e conhecimento acumulado ainda guarda muito da sua essência de tempos passados. Não é à toa que ainda estudamos grandes pensadores do passado como Aristóteles e Platão.

Voltando a frase que iniciou o texto; é tão autoexplicativo* que tecer comentários é tarefa difícil e talvez desnecessária. Mas nós, seres humanos que somos, precisamos da repetição e do alerta. Caso contrário, todos nós seríamos felizes, magros e bem sucedidos, afinal, todo mundo sabe que se comer menos e praticar atividade física será magro, ou, se trabalhar, se empenhar e estudar será potencialmente bem-sucedido. E, que será feliz se estiver em paz consigo próprio, se tiver bons amigos, uma ocupação que goste etc e tal. E por que tanto de nós não somos o que queremos ou que esperam que sejamos? Resposta difícil. Mas essa frase como tantas outras é uma espécie de manual de algo que constatamos. Talvez não consigamos realizar, mas sabemos que se fizermos o resultado virá.

Então que nós possamos ter alguém para amar, porque ninguém vive sozinho - podemos estar sozinhos agora, mas em algum momento já estivemos acompanhados. Que possamos ter algo para fazer, porque uma vida sem propósitos é vazia, precisamos de algo maior do que nós (por isso amo a arte) e precisamos de algo pelo qual esperar, porque a vida é feita de sonhos. Uma pessoa que não espera nada não tem felicidade em viver. Se pensarmos que a vida já deu tudo que tinha que dar então já não há motivos para viver.

Que a nossa vida seja cheia de amores, de afazeres e de sonhos.

Amém!!!

Roldan Alencar

"No princípio era o caos; foi do caos que nasceu a beleza"


obs.: Se você gostou desse texto, leia também: Você é feliz?

* Nova ortografia: em "autoexplicativo", o prefixo "auto" termina com vogal, e o segundo termo, "explicativo", começa por vogal diferente. Dessa forma, o termo "autoexplicativo" é escrito assim, sem hífen.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentária, sugestão ou crítica o/

"Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania,
Depende de quando e como você me vê passar."

Clarice Lispector