domingo, 15 de fevereiro de 2015

O PODER DO HÁBITO

“O PODER DO HÁBITO” (THE POWER OF HABITS) – CHARLES DUHIGG.




Pare de fumar, coma melhor, ande menos de carro, faça mais exercício e tenha mais tempo para você e para a família. Todos temos no começo do ano propostas para uma vida melhor. Mas como mudar hábitos que estão arraiagados em nossas vidas? É possivel?

A ciência ensina como mudar sua vida em “O Poder do Hábito”, livro do jornalista americano Charles Duhigg, repórter do jornal The New York Times.



Este livro explica como os hábitos se formam, como nos influenciam, como criá-los e como mudá-los. Sim, podemos mudar nossos hábitos! Mesmo sendo muito dificil para algumas pessoas, é possivel!

Foi no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), um centro de referência no estudo de tecnologias avançadas, que Duhigg encontrou a tese que sustenta seu livro. A melhor forma de mudar um hábito, diz ele, é substituí-lo por outro. “As pesquisas com maior sucesso na mudança de hábitos usaram esse método”, diz Duhigg. “Transformar um hábito não é necessariamente fácil ou rápido. Mas é possível. Agora entendemos como.”



Ficou curioso? Recomendo a leitura deste livro que é muito bem escrito e que com certeza sera dificil de largar. Para auxiliar o leitor, o autor lança mão de iconografias que o auxiliarão neste processo de construção de uma nova rotina e uma nova vida.



Do Blog Serendipity (http://melinasouza.com/2015/01/07/o-poder-do-habito-charles-duhigg/), tirei este “Aperitivo”do livro, confira:

Aperitivos:

“Dentro do prédio que abriga o departamento de Ciências Cerebrais e Cognitivas do Massachusetts Institute of Technology há laboratórios que contêm o que, para um observador leigo, pareceriam salas de cirurgia de uma casa de bonecas. Lá existem bisturis minúsculos, pequenas brocas e serras em miniatura de menos de 6 milímetros de largura presas a braços robóticos. Mesmo as mesas de operação são muito pequenas, como se preparadas para cirurgiões do tamanho de crianças. As salas são sempre mantidas numa temperatura de 15 graus, pois um toque gelado no ar estabiliza os dedos dos pesquisadores durante procedimentos delicados. Dentro desses laboratórios, os neurologistas abrem os crânios dos ratos anestesiados, implantando sensores minúsculos capazes de registrar as menores alterações dentro de seus cérebros. Quando os ratos acordam, mal parecem notar que agora há dezenas de fios microscópicos espalhados, como teias de aranha neurológicas, dentro de sua cabeça.”

(p. 30)

“Os cientistas e executivos de marketing da Procter & Gamble estavam reunidos em volta de uma mesa velha numa pequena sala sem janelas, lendo a transcrição de uma entrevista com uma mulher que possuía nove gatos, quando uma pessoa entre eles finalmente disse o que todos estavam pensando.

‘Se formos despedidos, o que acontece exatamente?’, ela perguntou. ‘Os seguranças aparecem e nos conduzem para fora, ou recebemos algum tipo de aviso prévio?’

O chefe da equipe, Drake Stimson, outrora um astro em ascensão dentro da empresa, olhou fixo para ela.

‘Não sei’, ele disse. Seu cabelo estava todo desgrenhado. Seus olhos estavam cansados. ‘Nunca achei que a coisa fosse ficar tão grave. Eles me disseram que coordenar esse projeto era uma promoção.’”

(p. 54)


ISBN: 9788539004119

Editora Objetiva

Páginas: 407

Fontes:

http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/noticia/2012/09/como-se-livrar-dos-habitos-ruins.html
http://melinasouza.com/2015/01/07/o-poder-do-habito-charles-duhigg/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentária, sugestão ou crítica o/

"Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania,
Depende de quando e como você me vê passar."

Clarice Lispector